COMO ESTABELECER METAS? – BOX LIFT

COMO ESTABELECER METAS?

7 de março de 2019

No post anterior nós falamos sobre o que você precisa fazer para melhorar a sua gestão e conquistar cada vez mais alunos. Existem diversas formas, porém todas elas envolvem o estabelecimento de metas! Mas como você começa essa análise sabendo quanto deve ser a sua meta e o que você deve acompanhar?

O que é uma meta?

“Conseguir alunos até o final do ano” ou “Vender 20 planos semestrais” são metas bem definidas? Se você respondeu que sim, é bom continuar lendo. Para ser considerada uma meta bem definida, ela deve ter 3 coisas: objetivo, valor e prazo. “Conseguir alunos até o final do ano” tem um objetivo, que são os alunos e tem um prazo, que é até o final do ano, porém qual o valor? Enquanto isso “Vender 20 planos semestrais” tem um objetivo, que é vender planos, e tem um valor, que são 20, porém não tem um prazo definido. Quando não se tem esses três elementos juntos, a meta se torna um sonho, pois fica solta.

Sempre que você for estabelecer metas para os seus indicadores, a primeira pergunta que você deve fazer é: qual é o meu objetivo com isso? Você pode estabelecer metas que não estão em linha com o seu objetivo, o que não seria bom para a sua gestão. O segundo passo é definir o valor para essa meta, ou seja, quantos alunos você quer ter ou quantos reais você quer economizar por mês em alguma despesa. O terceiro e último passo é analisar o seu histórico para definir o seu prazo de atingimento da meta, pois de nada adianta falar que quer ter 100 alunos e não definir um prazo, pode ser daqui 2 meses ou daqui 5 anos.

Uma maneira adicional de checar se as suas metas estão bem definidas é lembrar do método SMART. Toda meta deve ser:

eSpecífica – falar de apenas um objetivo claro e específico do seu negócio;
Mensurável – ter um meio de se calcular e medir, não adianta colocar uma meta de ser o melhor box do Brasil e não ter meio de medir isso;
Atingível – ser factível, uma meta muito agressiva e impossível de ser atingida acaba gerando o efeito contrário ao invés de incentivar os funcionários;
Relevante – ser relevante para o seu resultado geral;
Temporal – ter um tempo definido

Incentivos

Não podemos esquecer que o ser humano trabalha com base em incentivos, e apesar de não ser a única forma de incentivar alguém, o incentivo financeiro acaba tendo um enorme papel no atingimento de metas. Isso pode até ser um diferencial da sua academia, oferecer salários fixos menores (o que reduziria a sua despesa fixa) atrelados a remunerações variáveis agressivas pelo atingimento de metas. Isso pode parecer ruim para os funcionários em um primeiro momento, porém dependendo das metas estabelecidas o funcionário ganha muito mais do que ele ganharia com apenas um salário fixo, e a satisfação de todos fica muito maior.

Portanto, as metas servem não somente para você saber aonde que chegar, e sim como uma forma de incentivo para todos trabalharem da melhor maneira possível. Os seus funcionários podem e devem trabalhar com base em metas, seja um recepcionista, um coach ou um sócio, é possível desdobrar as metas para todos!