COMO A GESTÃO TRAZ MAIS ALUNOS? – BOX LIFT

COMO A GESTÃO TRAZ MAIS ALUNOS?

17 de janeiro de 2019

Como falamos em posts anteriores (clique aqui para entender o Método BOXLIFT!), a metodologia de gestão é uma só e funciona para todos os segmentos de negócios que existem, desde uma fábrica de sapatos até o seu centro de treinamentos. A pergunta de hoje é: como a gestão te ajuda a trazer mais alunos na prática?

Planejamento

Para começar, aplicar uma metodologia de gestão te ajuda a elaborar um planejamento mais preciso, identificando onde você precisa atuar para que o número de alunos cresça com o tempo. Quando se trata de alunos, você sempre tem dois principais indicadores: os alunos novos – que dependem da sua capacidade de chamar a atenção dos seus leads com promoções, divulgações, redes sociais e depois converter essas pessoas em alunos fechando planos – e sua retenção de alunos – que depende da sua capacidade de mostrar a sua qualidade superior aos concorrentes, fornecendo treinos melhores, um ambiente mais agradável, serviços diferenciados, entre outros.

Analisando esses indicadores nessa primeira fase faz com que você tenha consciência de onde você deve gastar o seu tempo e recursos. Não adianta nada você fazer promoções, descontos e sorteios se você analisar os números e ver que todo mês você consegue 15 novos alunos, porém a sua retenção é pequena e eles acabam não ficando por mais de três meses no seu box, não é mesmo?

Acompanhamento

O segundo ponto que a gestão te ajuda é no acompanhamento dos resultados, ou seja, depois que você colocou as ações de melhoria em prática, como você vai fazer para garantir que os resultados estão vindo? Indo nessa linha eu pergunto: o seu box tem um(a) recepcionista ou alguma pessoa 100% do tempo focada no controle de alunos? Se a sua resposta é NÃO então sugiro que você pense seriamente nessa possibilidade para 2019.

Quantas vezes alguém já não passou na frente do seu box ou fez uma ligação para tirar dúvidas sobre planos e horários e você nem pegou o nome ou telefone da pessoa? Isso é o que chamamos de “prospect”, ou seja, são os leads mais quentes que você pode ter, pois já te conhecem e se deram ao trabalho de entrar em contato para buscar mais informações. O fato de você ter uma pessoa focada no controle de alunos (seja com um software de gestão ou planilhas manuais) possibilita que você controle esses prospects por meio de processos. Dessa maneira, você terá informações muito mais precisas dos principais indicadores operacionais de obtenção de alunos, sabendo quando entrar em contato com o aluno e consequentemente aumentando a sua retenção e conversão de prospects.

Cuidados!

Apesar de contratar um funcionário focado nisso parecer uma ótima ideia, você deve tomar alguns cuidados para garantir que não estará dando um tiro no pé. Muitos boxes até possuem uma recepção, porém esses funcionários não sabem as suas atribuições ou ficam confusos nas tarefas que eles devem realizar durante o dia, tornando-o um custo adicional à sua folha de pagamento que não está trazendo resultados, pois fica o dia inteiro sentado sem fazer quase nada. Como evitar que isso aconteça? A resposta é o estabelecimento de metas para esse funcionário, que podem até mesmo estar atreladas à remuneração dele.

Quer saber como estabelecer essas metas e manter os seus funcionários engajados? Falaremos sobre isso no próximo post, portanto fique ligado!